21 de Junho - Dia Nacional do Controle da Asma


Sabemos que muitas doenças respiratórias pioram no inverno, dentre elas temos a asma. Uma doença crônica das vias aéreas comum em crianças e adultos que causa um grande comprometimento na qualidade de vida dos indivíduos. 

Nesse dia reforçamos a importância da conscientização de toda a família sobre a doença e o  acompanhamento médico para o controle dos sintomas.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse doença.



O que é Asma?

A Asma é uma doença caracterizada pela reação exagerada das vias aéreas inferiores frente a determinados antígenos.

O sistema imunológico do asmático é exagerado; ele faz “uma tempestade em um copo d’água” ao entrar em contato com um antígeno. Ao respirarmos, é comum um ou outro antígeno chegar às vias aéreas inferiores; e para uma pessoa normal, ocorre uma ativação mínima do sistema imune para combater esse antígeno. Já para um asmático, esse mesmo antígeno desencadeia uma resposta inflamatória exagerada com o recrutamento de inúmeras células inflamatórias. Os fatores desencadeantes mais comuns das crises de asma são: poeira, mofo, pólen, fumaça de cigarro, perfume, cheiros fortes, resfriado, poluição do ar, mudança brusca de temperatura, estresse e exercício físico. 

Quando suspeitar?

Os sintomas geralmente se iniciam na infância e amenizam na vida adulta, logo, suspeitamos de asma em uma criança com tosse seca, falta de ar, chiado no peito, que possuem história familiar positiva para asma.


O que fazer?

O diagnóstico e o tratamento devem ser feitos por um médico. O médico provavelmente irá tratar a doença com bombinha (Salbutamol), para dar um alívio nos sintomas e corticoide, para evitar novas crises. Além disso, é de fundamental importância adaptar o meio ambiente do paciente ao seu quadro de saúde: evitar ambientes com fumaça, mofo, poeira, pólen; retirar do quarto de dormir tapetes, cortinas, objetos que retem poeira, carpete, bichos de pelúcia; evitar cheiros fortes como perfume, tinta fresca. Além disso, a natação é uma excelente atividade física para os pacientes com asma. 


Texto fornecido por:

Dr Fábio Labanca

Clínico Geral do Centro Médico Santa Amélia

CRM 74918

0 visualização

Clínica na Pampulha | Cirurgião na Pampulha | Médico na Pampulha | Clínica Popular na Pampulha

Av Portugal, 2193. Santa Amélia - Belo Horizonte | MG

Tel: 31 - 3582 -1578 |       31 - 9 8423-9022

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram CMSA
  • CMSA Facebook

©  2018 Centro Médico Santa Amélia. Criado por Assessoria de Mídia, todos os direitos reservados. - SEO em BH