25 de Junho - Dia mundial do Vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele, devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) . A doença tem base genética mas as causas  ainda não estão claramente estabelecidas, contudo  estresse ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.



A doença é caracterizada por lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, diminuição da cor, com manchas brancas em qualquer local da superfície da pele. O vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos a saúde física do indivíduo , contudo devido a ausência de melanina a pele é mais sensível aos efeitos do sol e luzes devendo ser bem protegida.


A diferença na tonalidade da pele impacta significativamente a qualidade de vida e a autoestima do paciente . O grande mal causado pelo vitiligo é o preconceito , que devemos combater, pois ninguém é igual :  todos somos diferentes e únicos, não é a cor da nossa pele que determina o que realmente somos.






Texto cedido por:

Dra Nathalie Cirilo

Dermatologista do Centro Médico Santa Amélia

CRM 53136

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo