31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

Você conhece os riscos que o tabagismo pode causar à sua vida e à sua saúde ?


O consumo de tabaco pode trazer dependência física, psicológica e alteração comportamental semelhante ao que ocorre com outras drogas ilícitas com os sintomas de abstinência na ausência da nicotina manifestados com : irritabilidade, ansiedade, insônia, tremores, fadiga, dores de cabeça, tosse, sensação de garganta seca, constipação intestinal, azia, gastrite e coriza.



O tabaco pode ser utilizado em diferentes formas como : cigarros, charutos, cachimbos e narguilés; em todas essas apresentações relacionado com graves danos à saúde.

O contato inicial com o organismo ocorre através das vias aéreas, mas as consequências negativas podem se manifestar em todo o corpo através da distribuição das substâncias danosas pelo sangue à todos os órgãos e tecidos .


O tabagismo pode causar e agravar doenças bucais comprometendo a função da saliva, causando mal hálito, inflamação periodontal e perda dentária.

São conhecidos os malefícios que o fumo causa ao sistema pulmonar e respiratório como episódios de cansaço, falta de ar, expectoração, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica(DPOC) e câncer nas vias aéreas ( laringe, faringe, brônquios e pulmões).

Além disso o tabagismo está relacionado as doenças do sistema cardiovascular , contribuindo com processos inflamatórios e de oxidação que ocorrem no interior dos vasos sanguíneos , coração e cérebro aumentando o risco de hipertensão arterial, angina, infarto agudo do miocárdio( IAM), acidente vascular cerebral ( AVC) , gangrena.



O fumo compromete a circulação sanguínea e oxigenação adequada dos órgãos internos e , externamente os danos podem ser visíveis na pele através do envelhecimento precoce, formação de rugas , alteração da cor da pele e lábios, fragilidade das unhas e cabelos, agravamento de dermatites e predisposição a quadros infecciosos tendo em vista que há comprometimento dos sistema imunológico de defesa .



Considerando a grave repercussão do tabagismo a saúde individual assim como a saúde coletiva através do tabagismo passivo pela exposição e inalação da fumaça, é essencial a conscientização pois todos sofremos as consequências desse vício.


Sabemos que é muito difícil uma pessoa parar de fumar por esforço próprio, tendo em vista os sintomas de abstinência e a dependência do organismo, assim o acompanhamento médico e psicológico é fundamental no processo , com as orientações corretas e indicação de medicamentos sempre que necessário.



Texto enviado por:

Dra Nathalie Cirilo

Dermatologista

CRM 53136

0 visualização

Clínica na Pampulha | Cirurgião na Pampulha | Médico na Pampulha | Clínica Popular na Pampulha

Av Portugal, 2193. Santa Amélia - Belo Horizonte | MG

Tel: 31 - 3582 -1578 |       31 - 9 8423-9022

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram CMSA
  • CMSA Facebook

©  2018 Centro Médico Santa Amélia. Criado por Assessoria de Mídia, todos os direitos reservados. - SEO em BH