A Mulher e a sua Saúde

Atualizado: 31 de Dez de 2020

O dia 28 de maio é marcado por representar a luta pela saúde da mulher, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar e apoiar países que têm uma grande parcela da população de mulheres, este dia reúne uma série de ações de conscientização e apoio às mulheres realizadas por diversas organizações em todo o mundo.


As mulheres já são a maioria da população brasileira, 51% segundo o último senso do IBGE.

Em função da dupla jornada de trabalho e atenção voltada para a família, em muitos casos, as mulheres negligenciam a própria saúde, deixando de lado, por exemplo, exames periódicos preventivos.


Com o aumento da expectativa de vida é ainda mais importante prestar atenção à saúde nas diferentes fases da vida. São várias as doenças que afetam as mulheres algumas podendo ocorrer em qualquer época outras durante a gestação ou parto.


O ginecologista é o médico especialista que pode prestar o atendimento inicial para assuntos voltados à saúde feminina.

Nas mulheres mais jovens predominam os casos infecciosos como vaginites, cistites e infecção de urina, já nas mulheres de mais idade requer atenção os casos de neoplasias malignas como : câncer de mama, câncer de colo de útero e ovário. Otorrinolaringologista

Nas gestantes é importante o acompanhamento desde o início pois há doenças próprias de cada fase da gestação como : aborto, descolamento prematuro de placenta e pré-eclampsia.



Em muitos casos a consulta ginecológica de rotina e o acompanhamento pré-natal regular permitem o diagnóstico precoce e tratamento imediato para a recuperação plena da saúde.



Texto enviado por:

Dra Nathalie Cirilo

CRM 53136

Dermatologista

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo