Como anda seu Fígado?

O Fígado é um órgão capaz de executar várias funções no organismo. Pela visão da Medicina Ocidental, o Fígado armazena e metaboliza os todos nutrientes que ingerimos.



O que pouca gente sabe é que o Fígado além de metabolizar a comida, também metaboliza a energia vital e todas as nossas vivências diárias (uma angústia, um susto, uma notícia bacana ou ruim, uma maldade, uma surpresa). Pela visão da Medicina Tradicional Chinesa, uma das principais funções do Fígado é estabelecer o livre fluxo de Qi (Energia Vital). Se o Fígado funciona bem, ótimo: estamos dispostos,mais alegres e felizes. Caso contrário, se ocorrer a estagnação de Qi, podemos sentir irritabilidade, fraqueza, desânimo, dependendo até tristeza e depressão.


O Fígado está ligado a nossa vitalidade, por isso a importância de cuidarmos da alimentação, não somente a quantidade, mas a qualidade dos alimentos e líquidos que

ingerimos.



Alimentos que são aliados do Fígado: rúcula, agrião, chicória, boldo-do-chile, almeirão e limão. Lembrando que sempre com moderação, o que vale é o equilíbrio, deixando de lado o modismo para manter a saúde.




Vale lembrar que o Fígado adora um ritmo saudável, incluindo boas horas de sono e

horários regulares de alimentação.


Cuide de seu Fígado e sua Saúde!


Viva bem e viva melhor!!!


Texto encaminhado por:

Isabel Salles

Biomédica

Especialista em Farmacologia Chinesa

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo