Ortopedia - 10 dicas para viver bem e preservar sua coluna

Dormir pouco, alimentar-se mal, usar o celular ou o computador 18 horas por dia, ficar muito tempo parado na mesma posição, praticar pouca ou nenhuma atividade física. Essa é a rotina de muitas pessoas, e uma das grandes vilãs da coluna. 




O cirurgião Ortopedista de coluna Lourimar Tolêdo, explica que são os músculos que dão sustentação aos ossos de todo o corpo, incluindo os das costas. Então, sem exercícios, eles ficam fracos, o que provoca as dores. Esse sedentarismo também favorece o ganho de peso, que gera prejuízos de sobrecarga. “Para diminuir os riscos de sofrer com lesões, principalmente as de desgaste (degenerativas) é preciso agir diferente, mudando o estilo de vida”, alerta o Tolêdo. 

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Mas, se você já sentiu ou sente dores nas costas e ainda não procurou ajuda profissional, cuidado: O problema pode tornar-se crônico e o tratamento, dispendioso. “Incômodos fortes e que persistam após 24 horas ou que viraram recorrentes exigem avaliação, assim como fraqueza ou perda de sensibilidade e de movimentos de um dos membros inferiores”, orienta o médico.

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Viva bem com sua coluna


Como a maioria dos casos de dores nas costas são acarretados por maus hábitos do dia a dia, o cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo listou, neste Dia do Ortopedista (19), dez dicas importantes que vão te ajudar a se prevenir:


1 - Pratique atividades físicas regularmente para fortalecer a musculatura de todo o corpo. Mas faça isso com a supervisão de um profissional. Exercícios realizados sem orientação podem prejudicar a coluna; 

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2 - Mantenha a postura correta no dia a dia, principalmente quando houver necessidade de permanecer sentado ou em pé durante muito tempo; 


3 – Controle o estresse emocional, porque ele é um fator desencadeante de dores. O seu reflexo mais comum na coluna se dá na cervical – região do pescoço. Então, alimente-se bem, durma de sete a oito horas por noite, exercite-se, separe um tempo para fazer atividades que te deem prazer, entre outros;


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5 – Sempre flexione os joelhos quando for erguer um peso do chão; 


6 – Dê preferência aos sapatos com saltos mais baixos; 


7 - Escolha um colchão confortável, afinal, você passa aproximadamente 1/3 da vida dormindo. O objeto não pode ser muito mole, porque desalinha completamente a coluna, propiciando dores. Também não é indicado ser duro demais, pois pode cansar a musculatura, provocando dores nos ombros, nos quadris e nas articulações; 


8 – Use a tecnologia (celulares, tablets, notebooks e outros) com moderação. Dê uma pausa na sua utilização a cada 40 minutos. Ao manusear o celular, use um apoio para o braço e mantenha o centro da tela na altura dos olhos. Já o notebook, deve ser colocado sobre um suporte ergonômico em cima de uma mesa, para ficar mais alto. Além disso, recomenda-se conectá-lo a teclado e mouse externos;


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9 - Não carregue “o mundo nas costas”. A mochila não pode ultrapassar 10% do seu peso, enquanto a bolsa, 5%;


10 - Procure um médico ao sentir o primeiro sinal de dor, para que seja feita uma avaliação individual com o intuito de descobrir a real causa, e também o melhor tratamento.



Por Samira Rebuli

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