Qual é o Check-up indicado a cada idade?



CONHEÇA OS CHECK-UPS PARA CADA IDADE E SAIBA COMO O PLANO DE SAÚDE PODE LHE AJUDAR

Cuidar da saúde é um ato que deveríamos fazer sempre, afinal ao menor descuido, podemos enfrentar graves consequências. Por isso, todos os anos, devemos fazer alguns exames para conferirmos como está nossa saúde. Para quem tem doenças crônicas ou está inserido no fator de risco, os exames precisam ser realizados a cada 6 meses ou, no máximo, 1 ano. O seu médico do plano de saúde é quem irá informar com qual regularidade o exame precisa ser feito. A prevenção é o melhor remédio! Existe uma infinidade de exames que uma pessoa pode realizar para detectar ou mesmo prevenir algum problema. Abaixo, citaremos os exames mais comuns para cada idade, mas somente o seu médico é quem poderá informar quais os exames específicos que precisa fazer.

CENTRO MÉDICO SANTA AMÉLIA - MÉDICOS EM BH

Consulte nossos especialistas:

#Acupuntura#AcupunturaAcupunturaAcupuntura

#Angiologia#AngiologiaAngiologiaAngiologia

#Botox#BotoxBotoxBotox

#Cardiologia#CardiologiaCardiologiaCardiologia

#Cirurgia#CirurgiaCirurgiaCirurgia Plástica

#Clínico#ClínicoClínicoClínico Geral

#Coloproctologia#ColoproctologiaColoproctologiaColoproctologia

#Dermatologia#DermatologiaDermatologiaDermatologia

#Endocrinologia#EndocrinologiaEndocrinologiaEndocrinologia

#Fonoaudiologia#FonoaudiologiaFonoaudiologiaFonoaudiologia

#Gastroenterologia#GastroenterologiaGastroenterologiaGastroenterologia

#Ginecologia#GinecologiaGinecologiaGinecologia

#Medicina#MedicinaMedicinaMedicina Estética

#Neurologia#NeurologiaNeurologiaNeurologia

#Nutrição#NutriçãoNutriçãoNutrição

#Odontologia#OdontologiaOdontologiaOdontologia

#Oftalmologia#OftalmologiaOftalmologiaOftalmologia

#Otorrinolaringologia#OtorrinolaringologiaOtorrinolaringologiaOtorrinolaringologia

#Ortopedia#OrtopediaOrtopediaOrtopedia

#Pediatria#PediatriaPediatriaPediatria

#Psicologia#PsicologiaPsicologiaPsicologia

#Psiquiatria#PsiquiatriaPsiquiatriaPsiquiatria

#Urologia#UrologiaUrologiaUrologia

Para os recém-nascidos: Exame do pezinho: Ele deve ser realizado 48 horas depois do nascimento. Neste exame, é possível detectar doenças genéticas que podem se manifestar na criança no futuro. No Brasil, o exame do pezinho é obrigatório e gratuito. Exame Audiometria: Este é realizado por um fonoaudiólogo, e tem como objetivo avaliar a audição da criança recém-nascida e conferir como ela escuta as diferentes frequências dos sons e com qual intensidade, mostrando assim, se possui ou não algum problema auditivo Teste do Coraçãozinho: Neste exame é possível medir a oxigenação e os batimentos cardíacos, assim será possível avaliar se a criança possui algum problema cardíaco que precise de tratamento imediato. Teste do Olhinho: É realizado com o fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira

Para crianças a partir de 1 ano até a idade adulta de 20 anos:

Hemograma e exame de dosagem de colesterol: Esses exames servem para saber se há algum quadro de anemia e verificar como está a dosagem de colesterol. Exames para detectar DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis): Esse exame é recomendado para detectar a presença de vírus da herpes, Aids, HPV e sífilis. É indicado para adolescentes que iniciaram a atividade sexual e deve ser feito 1 vez ao ano ou quando há alguma suspeita. O exame para detectar alguma DST deve ser realizado por todas as pessoas que tem uma vida sexual, mesmo aquelas que possuem parceiro fixo.

Para os adultos acima de 20 anos até a idade de 60 anos:

Colesterol: Esse exame mede o nível de colesterol no sangue. Pode ser feito todo ano, a partir dos 30 anos. Ureia e creatinina: o exame avalia a função dos rins e detecta possíveis alterações, como insuficiência renal. Pode ser feito anualmente a partir dos 30 anos. Glicemia de jejum e pós-prandial: Nestes dois exames é possível detectar o nível que açúcar no sangue. O primeiro é indicado para ser realizado uma vez por ano, a partir dos 30 anos. Já o segundo deve ser feito todos os anos a partir dos 60 anos. Exame para detectar DST’s: exames sorológicos verificam se existem anticorpos ou determinados vírus no sangue como os da Hepatite B e C, HIV, toxoplasmose (infecção causada por contato com dejetos de animais, em especial gatos), mononucleose e citomegalovírus (herpes). Todos devem ser feitos anualmente a partir do início da atividade sexual e por usuários de drogas injetáveis. Raio X de tórax: É mais comum em pacientes que apresentem tosse persistente, expectoração com sangue e dor ou lesão torácica. É indicado fazer uma vez por ano a partir dos 40 anos, para quem tem o hábito de fumar e até para quem não fuma. Verificação de sódio, potássio, cálcio ionizado, magnésio e fósforo: esses exames analisam os índices de cada nutriente no sangue. O exame pode ser feito anualmente a partir dos 30 anos. Triglicérides: O exame detecta os valores presentes no sangue, para saber se há risco de doenças cardiovasculares. Pode ser feito anualmente a partir dos 30 anos. Mas em alguns casos, pode ser pedido antes, caso o paciente apresente fatores de risco como obesidade ou histórico familiar. Teste ergométrico (ou de esforço): o exame mede a capacidade cardíaca e possíveis doenças cardiovasculares. É indicado fazer uma vez ao ano a partir dos 30 anos. TSH (hormônio estimulante da tireoide): É indicado para detectar alterações na produção de hormônios da tireoide. Deve ser feito uma vez por ano, a partir dos 60 anos. Endoscopia e colonoscopia: Nestes dois exames é possível investigar doenças no esôfago, estômago, intestinos e ânus e previne ou detecta cânceres nessas regiões. É indicado fazer uma vez ao ano a partir dos 30 anos. Depois dos 50, é essencial para prevenir ou detectar cânceres. Exame de fezes (protoparasitológico de fezes): é realizado para identificar a presença de parasitas, ovos, larvas e protozoários no organismo. Também pode detectar câncer no intestino. Pode ser feito anualmente desde a infância. A partir dos 30 anos, recomenda-se fazê-lo anualmente.

Exames para pessoas com 60 anos ou mais:

Hemograma: o exame de coleta do sangue pode detectar anemia. Deve ser feito uma vez por ano a partir dos 60 anos. Papanicolau: Esse exame é realizado por mulheres e tem a função de detectar câncer de colo do útero. Mamografia: O primeiro deve ser feito entre os 35 e 40 anos. Após os 40, uma vez por ano. O objetivo da análise é prevenir ou detectar o câncer de mama em homens e mulheres. Exame da próstata: É recomendável fazer o primeiro exame de próstata depois dos 40 anos. Aos 50, deve-se fazê-lo uma vez por ano, pois o risco de câncer aumenta com a idade. Densitometria óssea: O exame mede a densidade dos ossos e a possível perda de massa óssea. Em geral, esse exame deve ser realizado assim que a mulher completar 65 anos ou depois da menopausa.

Agora que Você já conhece os exames básicos necessários para nutrir uma boa saúde, consulte um vendedor responsável para esclarecer suas dúvidas no momento de adquirir seu plano de saúde.


Via: interplandobrasil

Clínica na Pampulha | Cirurgião na Pampulha | Médico na Pampulha | Clínica Popular na Pampulha

Av Portugal, 2193. Santa Amélia - Belo Horizonte | MG

Tel: 31 - 3582 -1578 |       31 - 9 8423-9022

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram CMSA
  • CMSA Facebook

©  2018 Centro Médico Santa Amélia. Criado por Assessoria de Mídia, todos os direitos reservados. - SEO em BH