Urologia - Você Sabia?



O Urologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças no trato urinário tanto de homens quanto em mulheres, além de cuidar do sistema genital dos homens, exclusivamente.

Esse profissional conclui duas especializações, uma na área de cirurgia geral e outra em urologia, nas quais ele adquire toda a experiência necessária para atuar.

Quer descobrir qual a importância de se consultar com um urologista e quando é fundamental procurá-lo?


O que faz o médico urologista? O médico urologista é o responsável por diagnosticar e tratar doenças do sistema urinário, que inclui órgãos, como a bexiga e os rins, e canais, como a uretra e os ureteres. Para problemas desse tipo, tanto homens quanto mulheres devem procurar o profissional.



O urologista também é habilitado para cuidar do sistema reprodutor masculino, que inclui a próstata, testículo, pênis, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos. Ademais, esse médico também é responsável por realizar diagnósticos e tratar problemas relacionados às adrenais, também chamadas de glândulas suprarrenais, que produzem hormônios importantes como a adrenalina e o cortisol.

Assim como acontece com outras especialidades, esse profissional também atende em consultório médico. Além disso, ele ainda trabalha em hospitais, para realizar cirurgias, exames diagnósticos e para acompanhar seus pacientes que estão internados.

Como destaque, o urologista tem um papel de relevância para a saúde dos homens, pois realiza exames preventivos essenciais, como o exame da próstata, indispensável no check up anual para diagnosticar de maneira precoce um câncer na região.


Quais doenças são tratadas por esse médico? A lista de doenças tratadas pelo urologista é gigantesca. Entre os problemas que podem acometer tanto homens quanto mulheres em todas as idades estão:

infecções urinárias, como a cistite e a pielonefrite; inflamações; tumores benignos ou malignos (câncer); cálculos renais, as famosas pedras no rim; incontinência ou obstrução do fluxo urinário. Para os homens, o urologista identifica e trata problemas como:

infertilidade; ejaculação precoce; impotência sexual; DSTs; fimose; curvatura peniana; câncer que acomete o sistema reprodutor masculino.


Fonte: https://www.boaconsulta.com

0 visualização

Clínica na Pampulha | Cirurgião na Pampulha | Médico na Pampulha | Clínica Popular na Pampulha

Av Portugal, 2193. Santa Amélia - Belo Horizonte | MG

Tel: 31 - 3582 -1578 |       31 - 9 8423-9022

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram CMSA
  • CMSA Facebook

©  2018 Centro Médico Santa Amélia. Criado por Assessoria de Mídia, todos os direitos reservados. - SEO em BH