Você sabe o que é Melanoma?

O #melanoma é uma neoplasia maligna da pele originada nos melanócitos que são responsáveis pela produção da melanina que protege a pele dos raios nocivos do sol. Diferentemente dos casos de câncer de pele não-melanoma (Carcinoma Basocelular e Carcinoma Escamocelular), o melanoma é extremamente agressivo com capacidade de metástase elevada, principalmente para os pulmões.  


Infiltrações Intra-Articulares - O que é e como tratar?

Os principais fatores de risco são: tipo de pele, idade, sexo masculino, câmara de bronzeamento artificial, exposição solar, múltiplos nevos (mancha pequena popularmente conhecida como pinta ou sinal) benignos e história familiar. 

"O principal achado no exame físico do portador de melanoma é uma lesão de pele multicolorida (cinza, preta e branca), irregularidade na superfície, tamanho acima de 6 mm, perímetro irregular e úlcera na superfície".





Mamoplastia - 7 dicas para despreocupar as mulheres que desejam realizar o procedimento


O principal achado no exame físico do portador de melanoma é uma lesão de pele multicolorida (cinza, preta e branca), irregularidade na superfície, tamanho acima de 6 mm, perímetro irregular e úlcera na superfície. Uma vez suspeitada uma lesão sugestiva de melanoma, o passo principal é realizar uma biópsia por um especialista e, para a qual existem várias técnicas, podendo ser incisional (quando tira uma parte da lesão) ou excisional (quando se retira a lesão toda), ambas utilizando anestesia local. Após sua realização e análise anatomopatológica (Breslow e Clark) é iniciado o tratamento. 

Se a doença for localizada, é realizada uma cirurgia de ressecção com princípios oncológicos, onde é observada uma margem cirúrgica (retirada de tecido aparentemente saudável) de 1 a 3 cm. Os linfonodos (popularmente conhecidos como “íngua”) são os locais mais comuns de metástase do melanoma e devem ser tratados no mesmo momento da excisão cirúrgica. Em casos onde os linfonodos não são perceptíveis, pode-se usar a técnica de linfonodo sentinela com menor índice de complicação.  


Artrite e Artrose - Qual a Diferença? Como tratar?


O tratamento complementar após a cirurgia (adjuvância) é realizado com doses altas de interferon alfa 2b com resposta em torno de 30%. Para doenças avançadas, pode-se utilizar interferon alfa 2b e anticorpos antimonoclonais. O uso da quimioterapia não é eficaz. Em casos de doença avançada, é proposto o uso de vacinas alogênicas com resposta no aumento da sobrevida em torno de 20%, contudo, há muitas controvérsias no seu uso não sendo utilizado rotineiramente.  


Ortopedia - 10 dicas para viver bem e preservar sua coluna

Se você é portador de algum desses fatores de risco previamente citados, é recomendada a procura de um especialista para análise dessa lesão (muitas vezes com algum sistema de amplificação de imagem) e registro fotográfico com acompanhamento, observando possíveis modificações nas suas características. 


Encontre médicos especialistas em BH próximo de você:

Acupuntura

Angiologia

Botox

Cirurgia Plástica

Clínico Geral

Coloproctologia

Dermatologia

Endocrinologia

Fonoaudiologia

Gastroenterologia

Ginecologia

Medicina Estética

Neurologia

Nutrição

Odontologia

Oftalmologia

Otorrinolaringologia

Ortopedia

Pediatria

Psicologia

Psiquiatria

Urologia

Endereço: 

Av. Portugal, 2193. Santa Amélia.Belo Horizonte - MG

Telefones:

(31) 3582-1578   (31) 98423-9022

Horários e Dias de Funcionamento: Segunda a Sexta das 7:00 às 18:00 hs Sábado das 8:00 às 13:00 hs

Clínica na Pampulha | Cirurgião na Pampulha | Médico na Pampulha | Clínica Popular na Pampulha

Av Portugal, 2193. Santa Amélia - Belo Horizonte | MG

Tel: 31 - 3582 -1578 |       31 - 9 8423-9022

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram CMSA
  • CMSA Facebook

©  2018 Centro Médico Santa Amélia. Criado por Assessoria de Mídia, todos os direitos reservados. - SEO em BH